Fica a dica: Santa Ignorância

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Não é à toa que existe tanto preconceito quando o assunto é moda. Vira e mexe escuto comentários do tipo "roupa de marca tem mais qualidade", ou pior,"é mais caro porque a qualidade é maior". Isso sem falar quando o cidadão não está nem aí para a qualidade. Para ele, o importante é a etiqueta, quanto maior melhor!
Santa ignorância!
Santa, principalmente para os estilistas e lojistas, que lotam seus cofres com a sua burrice ingenuidade. 
As ideias equivocadas podem ser vilãs para os amantes da moda, como fashionistas, que são cruelmente rotulados como "fúteis" pela sociedade e respondem pela influência do marketing.
Claro que sou totalmente a favor dos produtos de qualidade e concordo que você deva buscar por ela, mas busque em todos os lugares. Preço não determina qualidade de nada. 
Eu mesma já trabalhei na Guaraná Brasil e tive uma T-shirt de R$150,00 que encolheu horrores na primeira lavagem, porém tenho várias de R$20,00 da C&A que estão durando anos.
Óbvio que uma bolsa de couro original será mais cara do que uma bolsa de couro sintético, mas o fator determinante aqui é o material e não a qualidade do produto.
A dica para quem busca qualidade é apenas uma: pesquisa!
Nas lojas fast-fashion, no Bom Retiro, no Brás ou em qualquer loja de bairro você pode sim encontrar peças tão incríveis quanto nas lojas de marca ou superiores, como no exemplo que citei acima.
Qualquer desculpa esfarrapada sobre qualidade de produtos mais baratos, depois dessa informação, se resume a dois fatores: acomodação e preguiça.
Agora se seus olhos só brilham ao ver uma etiqueta cara, apenas digo que nomes populares não fazem um estilo. Às vezes você está tão viciado em uma marca que esquece daquilo que é mais importante: a sua identidade
Lembro-me de uma garota do meu colégio que usava só Sexy Machine (Já foi moda, lembram?). E ela é lembrada até hoje pelas suas roupas, sim, porém a lembrança é de uma pessoa sem personalidade que beirava o ridículo.
Será que vale a pena deixar de ser você mesmo para ser um catálogo de determinado (s) estilista (s)? Lembre-se, há um lado da moda que visa principalmente os lucros e dentro de uma loja seu estilo não vale nada. Lá você não passa de um cliente, não importa a sua fidelidade. Pense nisso.


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2 comentários

  1. Oi Mião!
    Na verdade eu acho que preço determina várias coisas, entre elas o material usado (normalmente as marcas utilizam material exclusivo), acabamento, costura, caimento, quantidade de fios no tecido e assim por diante.
    Marcas mais caras também fazem menos peças para o cliente ter mais exclusividade. Quanto menor o número de peças, maior o custo para a fabricação delas.
    Eu sempre dou uma chance para cada marca, aquela que durar mais e tiver um caimento melhor já garantem que eu vá comprar na loja novamente. O problema é que dificilmente isso acontece com uma fast-fashion. Sou do tipo que gosta de comprar e usar a roupa por anos (tenho roupas de dez anos atrás que uso até hoje).
    Somando a isso, minha família toda costura, o povo aqui entende de tecido, corte e afins. Na maioria das vezes dá para perceber quando uma roupa não foi bem costurada ou quando o tecido não tem tanta qualidade só de olhar. Costura mal feita para mim é uó! E até minha mãe que é super mão de vaca e não liga para "brands" diz que vale a pena investir em marcas que ofereçam peças que tem melhor qualidade.
    Claro que qualidade não está relacionado a marca. Grande parte das "marcas de shopping" para mim são péssimas, entre elas a Guaraná Brasil.
    É bom lembrar também que se a pessoa tem dinheiro e quer gastar a mais com uma roupa ela pode fazer isso, acho preferível do que comprar várias peças. Quanto mais se compra, mais lixo se produz. Consumismo deliberado não é nada sustentável (e eu não sou fã de coisas não sustentáveis como tu já sabe).
    Mas acho que isso vai de cada um. A pessoa tem que usar o que ela sente bem, se identifique e o que ela pode pagar.
    Não vejo motivo para revolta não. Cada um no seu quadrado, né não?
    Sem mais.
    Beijos.

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  2. Mia - Mychelle Freiesleben26 de outubro de 2010 às 16:54

    De forma alguma o post expressa revolta, além do meu jeito natural. É um post que tem o objetivo de ensinar as pessoas a fazer compras, porque é fato que nem tudo que é caro ou tem um nome popular é bom. Assim como nem tudo que é barato ou desconhecido é ruim.
    O post tem a intenção de influenciar a pesquisa, afinal, podemos encontrar coisas de qualidade em qualquer lugar.
    Né, não?

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