A hora de trocar as mercadorias - Conheça seus direitos

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Passou o dia dos pais. Você comprou aquele presente para ele, mas alguma coisa deu errado. Seja tamanho, cor ou defeito; o produto terá que ser trocado. Mas antes de ir à loja, saiba quais são seus direitos.



Vida de vendedor não é fácil (eu bem sei porque já fui uma). Sabe como é, data comemorativa, jornada dupla, pressão do gerente, metas para serem cumpridas, comissões à serem alcançadas etc. Sejamos compreensivos com essas pobres vítimas do sistema. Porém, alguns erros, permitem à você o direito de troca do produto imediatamente.



- A maioria das lojas permitem que você prove aquilo que irá comprar. Coisa de grande simpatia, aliás. Na minha opinião, não existe varejo sem prova. Enfim... É de responsabilidade do vendedor garantir que o produto que você está levando para casa seja exatamente o mesmo que você provou. Por exemplo: Já aconteceu de eu ter provado uma calça tamanho M em uma loja; e quando cheguei em casa, vi uma calça tamanho G. Direito de troca meu!



- Outra coisa que é dever do vendedor, é ser sincero contigo. Se você chega em uma loja procurando por um produto que atinja determinada necessidade sua, o vendedor não pode mentir (óbvio) e lhe vender algo que não tem nada a ver com o que você precisa.

Por exemplo: Já aconteceu com a mãe de uma amiga minha. Ela procurava por um MP3 e o vendedor empurrou um rádio comum, afirmando que tinha MP3. Claro que o preço era bem inferior que o da maioria e ela levou. Chegou em casa e viu que não era nada do que ela queria. Novamente, direito de troca.


- Quando compramos alguma coisa, o mínimo que esperamos é que ela funcione corretamente e cumpra a sua função de... ahn... coisa. Qualquer tipo de defeito te dá direito de troca. Desde um aparelho de televisão que não liga, até um zíper quebrado de uma calça.


- Um grande problema que frequentemente enfrentamos na hora da troca, é quando o produto, repentinamente entra em promoção. Não importa! Você tem direito de trocar pelo valor pago anteriormente, desde que ocorra algum acontecimento citado acima.





Ainda que você saiba quais são os seus direitos, é melhor ficar esperto na hora exata da compra.
Leia atenciosamente o contrato de venda, caso haja algum; verifique o produto antes de sair da loja, sempre peça nota fiscal, garantia por escrito e nunca retire as etiquetas sem antes ter certeza de que tudo está correto.

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